O Atlético-MG anunciou oficialmente nesta terça-feira a contratação do zagueiro Léo Duarte, de 29 anos, como primeiro reforço para o segundo semestre de 2026. O defensor assinou vínculo válido por três anos e meio após o término de seu contrato com o İstanbul Başakşehir, da Turquia. Léo desembarcou em Belo Horizonte no fim de semana e passou por exames médicos durante a reapresentação do elenco; a diretoria oficializou a contratação depois da aprovação nos testes.

A chegada de Léo Duarte amplia a concorrência no sistema defensivo do Galo. O zagueiro vai disputar espaço com Lyanco, Natanael — que vem sendo utilizado na posição — Ruan, Vitor Hugo, Iván Román e Vitão. O reforço aumenta as opções do técnico e obriga uma reavaliação de quem tem vaga garantida na dupla de laterais-centrais, sobretudo em um calendário apertado que exige rodízio e soluções para lesões ou suspensão.

Revelado pelo Flamengo, Léo Duarte soma 92 partidas pelo clube carioca antes de se transferir ao Milan, em 2019. Depois passou a maior parte das últimas temporadas no Başakşehir, onde se tornou uma liderança do elenco e capitão, acumulando 205 partidas, com dois gols e cinco assistências. O defensor retorna ao futebol brasileiro após seis temporadas no exterior, trazendo experiência internacional e bagagem na condução de equipe.

Do ponto de vista técnico e de elenco, o acerto tem efeito prático: reforça a profundidade e traz um nome acostumado a responsabilidades. Ao mesmo tempo, provoca uma pressão clara sobre os nomes que vinham cabendo ao time titular, exigindo desempenho imediato para não perder espaço. Para a diretoria, a contratação sinaliza prioridade em robustecer a retaguarda; para o torcedor, é mais uma opção — que só vai valer se traduzida em consistência dentro de campo.