A Audi confirmou que Gabriel Bortoleto não participará do primeiro treino livre do GP da Áustria e cederá o carro ao estoniano Paul Aron na sexta-feira (26). A troca atende à exigência da Fórmula 1 de reservar sessões oficiais para pilotos novatos ao longo da temporada.
Aron, atualmente piloto reserva da Alpine, já havia sido acionado pela equipe alemã no GP de Barcelona, quando substituiu Nico Hülkenberg durante a abertura das atividades. Antes da transformação da Sauber em Audi, o estoniano também participou de treinos pelo time suíço, o que justificou sua nova escala para colaborar no desenvolvimento do carro no Red Bull Ring.
A mudança de regulamento para 2026 ampliou a obrigatoriedade: até o ano passado cada titular cedia o carro apenas uma vez; agora são duas sessões por piloto. Na prática, isso significa que tanto Bortoleto quanto Hülkenberg ainda terão de cumprir ao menos mais uma participação obrigatória até o fim do calendário, aumentando o espaço dedicado à integração de jovens na F1.
A oitava etapa da temporada acontece em Spielberg entre 26 e 28 de junho; a corrida principal está marcada para domingo (28), às 10h (horário de Brasília). A presença de Aron nos treinos livres será utilizada pela Audi para ajustes e coleta de dados antes das sessões oficiais da etapa.