Desejo antigo da torcida, o volante Fred voltou a se apresentar ao Fenerbahçe nesta terça-feira, em Duzce, na Turquia, e integra o elenco que iniciou a pré-temporada no centro de treinamentos de Topuk Yaylası. O jogador passou cerca de um mês de férias em Belo Horizonte antes de retornar ao clube turco, onde tem contrato válido até junho de 2027.

O Atlético-MG já havia selado um entendimento com o próprio jogador sobre salário e duração do vínculo, mas encontrou um entrave: o Fenerbahçe não aceita liberá-lo sem compensação financeira. Do lado do Galo, a diretoria tem sinalizado resistência a desembolsos elevados para contar com Fred desde já, o que deixou a negociação emperrada quando a janela de transferências ainda não foi aberta (20 de julho).

Há, no entanto, caminho técnico para o retorno: Fred pode assinar um pré-contrato no fim do ano, quando restarão seis meses para o término do vínculo na Turquia. O volante já manifestou publicamente o desejo de voltar ao futebol brasileiro e de vestir a camisa do Atlético, mas a realidade contratual e o custo exigido pelo clube europeu tornam a operação pouco provável no curtíssimo prazo.

Além da frustração para a torcida, o impasse força a diretoria do Galo a considerar alternativas imediatas para o meio-campo ou negociar formatos menos onerosos — empréstimo com divisão de salários, por exemplo — caso queira acelerar a chegada do jogador. Em 2025/26, Fred disputou 45 partidas pelo Fenerbahçe, com quatro gols e cinco assistências, conteúdo que explica por que o clube europeu prefere manter o atleta ou exigir compensação.