As bolsas europeias abriram a sessão desta quinta-feira em alta, lideradas pelo setor de tecnologia, após balanços e projeções mais otimistas divulgados por fabricantes de chips nos Estados Unidos. Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,53%, a 638,50 pontos, enquanto o segmento de tecnologia avançava cerca de 2,1%.
O movimento foi impulsionado principalmente por revisões de guidance e resultados que aliviaram temores sobre despesas muito elevadas em infraestrutura de inteligência artificial. A Micron surpreendeu positivamente ao superar estimativas de lucro e receita e trazer uma projeção mais favorável, e a Qualcomm elevou seu guidance anual e anunciou parceria com a Meta, fortalecendo a tese de demanda por semicondutores.
No mercado europeu, fabricantes de chips e de equipamentos para semicondutores tiveram ganhos expressivos: Infineon (+4,9%), STMicroelectronics (+3,9%), BE Semiconductor (+3,9%) e ASML (+4%) figuravam entre os destaques, repercutindo a melhora no horizonte de demanda e nas perspectivas de receita do setor.
Outro fator que sustentou o apetite por risco foi a continuidade da queda do petróleo, em sua quarta sessão de recuo, diante de sinais de avanço nas conversas entre EUA e Irã. A redução nos preços da commodity costuma aliviar pressões inflacionárias e melhorar o sentimento de investidores em mercados desenvolvidos.
As bolsas nacionais europeias acompanhavam o tom: Londres +0,22%, Paris +0,43% e Frankfurt +0,64%, com Milão, Madri e Lisboa também registrando ganhos. O principal risco para a sustentação desse movimento passa por novas leituras de lucros, indicadores macro e desdobramentos geopolíticos que podem reverter o quadro de confiança.