A derrota por 1 a 0 para a África do Sul, na terceira rodada do Grupo A, colocou a Coreia do Sul em risco de eliminação na Copa do Mundo. Foi a segunda derrota da equipe no torneio e a pressão sobre o técnico Hong Myung-Bo aumentou após uma atuação que entrou no radar da imprensa como a pior do time nesta edição.

Na entrevista coletiva, Hong sofreu críticas duras dos jornalistas nacionais e assumiu a responsabilidade pelo resultado. Negou problemas de preparação apontados pela imprensa, como uma possível intoxicação alimentar coletiva entre jogadores, e atribuiu o revés às suas escolhas táticas e de escalação.

Uma decisão contestada foi tirar Son Heung-min do time titular e escalá-lo apenas no segundo tempo. O treinador justificou que esperava ganhar vantagem física sobre os sul-africanos com Son mais fresco na etapa final, uma aposta que não se confirmou e virou ponto central das críticas à estratégia adotada.

Com três pontos ao final da fase de grupos, a Coreia do Sul ficará na dependência do desfecho das outras chaves para saber se avança como um dos melhores terceiros. A admissão pública de culpa por parte do treinador acentua o desgaste e deixa o comando técnico sob maior escrutínio da torcida e da mídia.