A seleção espanhola confirmou que Nico Williams sofreu uma lesão no músculo adutor da perna direita após sofrer uma entrada de Nico De la Cruz no jogo contra o Uruguai. Apesar do problema, o atacante não será cortado da Copa do Mundo; a expectativa é que ele fique fora da segunda fase, no confronto contra Áustria ou Argélia.
O lance ocorreu nos acréscimos, quando a Espanha já vencia e o Uruguai acabou eliminado. A abordagem de De la Cruz, por trás, impediu um contra‑ataque e gerou princípio de discussão em campo. O meia do Flamengo recebeu cartão amarelo e Williams criticou a atitude do adversário, que disse ter agido movido pela frustração do momento.
O episódio agrava um histórico recente para o atacante do Athletic Bilbao: na última temporada europeia ele sofreu cinco lesões musculares e chegou a perder cerca de 20 partidas, além de conviver com episódios de pubalgia. Esse histórico foi motivo de gestão de minutos pelo técnico Luis de la Fuente, que vinha utilizando Williams sempre como opção no segundo tempo nas três partidas da fase de grupos.
Do ponto de vista técnico, a possível ausência de Williams no mata‑mata reduz as opções de profundidade da Espanha pela direita e obriga o treinador a reajustar a rotação ofensiva. Trata‑se também de um desconforto para a equipe: perder um jogador com problemas musculares repetidos, por uma ação evitável, reforça a necessidade de maior protecção aos atletas em situações de jogo e complica uma seleção que ainda busca consistência no torneio.