A 4ª Vara Empresarial do Rio colocou Samantha Mendes Longo como interventora da SAF do Vasco por 60 dias, retirando poderes do presidente Pedrinho e afastando dois conselheiros do conselho de administração. Na prática, ela assume a função de gestora e terá a palavra final nas decisões societárias da SAF enquanto durar a intervenção judicial.

Com mais de 20 anos de atuação no direito empresarial e passagem como diretora jurídica da CBF, Samantha diz que não pretende decidir sozinha a rotina esportiva do clube. O foco anunciado é restaurar governança, transparência e controles internos, além de mediar conflitos entre acionistas para permitir a operação regular da SAF.

Nos próximos dias ela fará reuniões com o jurídico do clube, com a cúpula da SAF e com o CEO Fred Luz para mapear o organograma e identificar medidas emergenciais. A interventora terá de prestar contas à Justiça a cada duas semanas e busca apresentar um retrato formal sobre a situação antes do prazo de 15 dias previsto pela juíza.

A mudança acende a incerteza sobre contratações, comissão técnica e negociações com potenciais investidores: Pedrinho afirmou que há interessados na compra, mas que sua atuação está limitada. Cabe a Samantha conciliar interesses, verificar regras do plano de recuperação e a existência de arbitragem, e tentar reverter o amadorismo que, segundo ela, a SAF veio para corrigir.